Hábitos de pessoas emocionalmente inteligentes
- Caio Poletti
- 9 de abr. de 2020
- 5 min de leitura
Você já desejou encontrar um pouco mais de equilíbrio em sua vida emocional? Ou talvez você lute com um fluxo interminável de conversas negativas que o mantém constantemente ansioso, deprimido ou culpado?
Nesse caso, você provavelmente já leu um ou dois artigos sobre inteligência emocional. É uma ideia bastante atraente - que, se entendermos mais sobre nós mesmos e como as emoções funcionam, podemos melhorar tudo, desde mau humor e padrões de pensamentos negativos até produtividade e qualidade dos nossos relacionamentos. Mas há um grande problema com a idéia de inteligência emocional: são apenas idéias - e idéias nunca são suficientes.

Para realmente mudar e se tornar uma pessoa resiliente, emocionalmente madura e mentalmente forte, o conhecimento não é suficiente. Você precisa de ação. Você precisa praticar. Você precisa de hábitos. Você precisa de condicionamento emocional. Ler todos os melhores livros sobre maratonas não levará a terminar uma maratona, a menos que você treine e faça quilometragem. O mesmo vale para a nossa saúde mental e bem-estar emocional. Você tem que fazer o trabalho se quiser crescer e se tornar mais forte. Você tem que construir aptidão emocional.
A seguir, são cinco dos hábitos mais eficazes para desenvolver a aptidão emocional e tornar-se uma versão mais resiliente, mentalmente estável e emocionalmente adequada. Esses são hábitos que eu pratico e recomendo aos meus alunos.
1. Use o treinamento de concentração para criar flexibilidade mental
Se você já ficou preso a uma preocupação, sabe como é difícil redirecionar seus pensamentos e atenção para longe da preocupação e de volta à realidade. O mesmo se aplica aos remorsos - criticar-se incessantemente por erros do passado e por suas próprias falhas percebidas como pessoa.
Quando sua atenção fica presa em um padrão de negatividade, suas emoções e humores seguem.
Os padrões de pensamento negativo exercem uma forte atração gravitacional em nossa atenção, e é por isso que é tão fácil escorregar neles e ficar preso neles. Para resistir à atração de padrões de pensamento negativo, você deve fortalecer sua capacidade de mudar, focalizar e controlar sua atenção.
Pensamentos vêm e vão em nossas mentes, e pouco podemos fazer para mudar isso. O que podemos controlar, no entanto, é a nossa atenção.
Se você puder se tornar mais forte e mais hábil em gerenciar sua atenção - concentrando-se em coisas úteis e produtivas e evitando coisas inúteis e angustiantes - seu humor melhorará dramaticamente.
Existem muitas formas de treinamento da atenção, por exemplo, a mais simples e mais poderosa é a meditação da atenção plena. Para começar, corte cinco minutos por dia e dedique-os a fortalecer sua atenção:
Sente-se em algum lugar confortável e feche os olhos.
Concentre sua atenção na sensação de respirar. Tente manter o foco lá - em como é respirar.
Inevitavelmente, pensamentos, emoções, memórias, imagens, ruídos externos ou outras sensações físicas irão invadir sua consciência. Simplesmente reconheça que sua atenção foi temporariamente distraída e gentilmente retorne sua atenção à respiração.
É isso aí!
Se você quer ser mais equilibrado em seus humores e emoções, deve fortalecer sua atenção.
2. Exercício Você não pode separar seu eu mental e emocional do seu eu físico. Sua mente e tudo nela - pensamentos, emoções, memórias, etc. - mora e depende do seu corpo. Se seu corpo não está funcionando bem, nem a sua mente estará.. As pessoas que se exercitam e cuidam regularmente de seus corpos são muito mais capazes de regular e gerenciar emoções difíceis, humor e padrões de pensamento do que aquelas que não o fazem. É claro que as pessoas que se exercitam ainda caem de mau humor, se preocupam e ficam deprimidas. Mas o exercício regular exerce um poderoso efeito protetor sobre nossa saúde mental e bem-estar emocional. Encontre qualquer forma de exercício que você goste e planeje fazê-lo regularmente.
3. Fale consigo mesmo. Muito.
Como discutimos acima, crises de emoção negativa e humor baixo são o resultado de padrões sutis, mas poderosos, de pensamento habitual. E o que torna hábitos de pensamento como preocupação e ruminação tão poderosos é que eles costumam rodar no piloto automático, fora da nossa consciência. Isso significa que você pode ter preocupações, por exemplo, percorrendo sua mente por longos períodos de tempo sem perceber, desenvolvendo cada vez mais emoções negativas a cada pensamento
Quanto mais tempo seus pensamentos negativos persistirem despercebidos, mais emoção negativa você gerará. Por outro lado, quanto mais rápido você se conscientizar dos seus padrões de pensamentos negativos, mais rápido poderá desabilitá-los e menos emoções negativas elas gerarão. E é aí que entra você falando consigo mesmo ... Conversar consigo mesmo ajuda você a se tornar mais consciente de seus próprios pensamentos. Ele permite que você coloque distância entre seus pensamentos e você mesmo. Essa distância ajuda a dar uma nova perspectiva sobre os hábitos mentais que direcionam suas emoções. E quanto melhor sua perspectiva sobre seus pensamentos, mais fácil é separá-los ou alterá-los. Aqui está outra grande vantagem de falar consigo mesmo: você não pode falar tão rápido quanto pode pensar. Se você restringir a velocidade do seu pensamento à velocidade da fala, sua mente só gerará uma fração da emoção negativa na mesma quantidade de tempo. Poucas coisas o manterão mais saudável do que cultivar o hábito de conversar consigo mesmo quando as coisas estão difíceis.
4. Descanso
Assim como os exercícios, sono e descanso adequados são essenciais para a saúde física e mental. Aqui está um exemplo: se você tivesse que adivinhar, quando é mais provável que os casais entrem em uma briga: 11:00 ou 23:00? Se você já teve um relacionamento, acho que a resposta é bastante clara: brigas e discussões são muito mais prováveis à noite. Porque? Porque, quando chega a noite, estamos exaustos. Simplesmente não funcionamos bem quando estamos exaustos - fisicamente, mentalmente ou emocionalmente. Tudo, desde controle de impulsos e regulação emocional até comunicação, se torna significativamente mais desafiador quando estamos cansados. Para se proteger dos efeitos desanimadores da fadiga, comprometa-se com bons hábitos de sono e descanso. Acorde na mesma hora todos os dias. Não vá para a cama enquanto não estiver com sono. Exercite-se regularmente. Faça pausas frequentes, especialmente durante o trabalho árduo. Arranje tempo para estar na natureza. Tenha mais espaço livre em sua vida.
5. Entenda e cultive seus valores Um conjunto diversificado de valores bem claros torna muito mais fácil abandonar padrões mentais e emocionais negativos. Como um portfólio financeiro bem equilibrado, valores e interesses diversificados são um poderoso amortecedor e escudo contra o estresse e as crises emocionais. Então, dedique algum tempo para realmente se perguntar: o que realmente importa para mim? Quais são meus valores? Por que me sinto apaixonado? E, mais importante, como eu poderia começar a trabalhar em direção a esses valores? O que seria necessário para tornar esses valores e interesses realidade?
Tudo o que você precisa saber Se você deseja fazer mudanças reais em como se sente regularmente, a inteligência emocional não é suficiente; você deve se comprometer com um regime de condicionamento emocional. 1 - Treine sua atenção. 2 - Exercício. 3 - Fale consigo mesmo. 4 - Descanse. 5 - Concentre-se em seus valores.
Comentários